sexta-feira, 27 de março de 2009

Concurso de Poesia

Os alunos escreveram poesia, passando para o papel as suas experiências, os seus sentimentos, sonhos, desejos e... foram premiados.
Publicamos aqui os poemas que obtiveram os três primeiros lugares. Mas não podemos deixar de referir as menções honrosas atribuídas à Tatiana (2.º F) e à Daniela (4.º D).
A todos os outros que participaram (1.º C, 3.º F e 4.º C), fica um agradecimento e uma palavra de incentivo para que continuem a escrever cada vez mais e melhor!
Obrigada, professores(as), por ainda acreditarem que vale a pena continuar a apostar nas crianças e na pureza e espontaneidade que fazem parte da sua natureza!

1.º Prémio

A vida da menina

Ela pensava e dizia:
Eu gostava de saber o que aconteceu
Em toda a minha vida.
Não sei... Não sei...
Mas gostaria de saber!
O que aconteceu
Em toda a minha vida?
Talvez um dia...
Venha a saber!
Se eu pudesse...
Ia até às nuvens!
Se eu pudesse...
Via os meus sonhos
Tornados realidade!
Mas...
Talvez um dia...
Possa saber
Tudo isso!
Mas onde?
E como?
No céu...
Nas nuvens...
E muito mais!
Mas um dia...
Quero saber mais...
Saber sobre a minha vida!

Allany Santos - 3.º E

2.º Prémio

A Poesia da Poesia

A poesia
É uma forma de escrever
Que é usada
Pelo Ser.

A poesia
É uma forma de encantar
Porque é uma fantasia
Que anda pelo ar.

A poesia é linda,
Linda de morrer
Que até muita gente
Pensa já em escrever.

A poesia não é prosa,
Nem banda desenhada.
É uma fantasia
Muito encantada.

A poesia
É assim.
Continua a ser escrita
E não tem fim.

José Miguel Guimarães - 4.º E

3.º Prémio

Amizade


Quando faço
Uma amizade,
O meu coração
Fica mais
Quente e eu
Fico mais contente.

Devemos ser
Todos amigos
Porque assim
O mundo
Fica mais feliz!

Joana Filipa Silva - 2.º D

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Dia da Árvore

A fim de comemorar o Dia da Árvore, o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal disponibilizou 2 azereiros, 2 carvalhos e 3 sobreiros para que os alunos os plantassem. Adquirimos ainda outras plantas para possibilitar a participação de todas as turmas.
Solicitámos o fornecimento de terra e o trabalho dos jardineiros da Câmara para nos ajudar a preparar e proteger os espaços com a rede que comprámos. Aproveitámos, deste modo, para realizar uma actividade que servisse para despertar nos alunos o gosto pela Natureza e conservação dos espaços, responsabilizando-os ainda pela manutenção dos mesmos.
Estabeleceu-se uma data e um plano para que todas as turmas participassem na comemoração, plantando uma árvore ou arbusto.
Criou-se um calendário de responsabilidade pela rega, para cada turma.

Podem procurar informar-se mais em pormenor sobre as árvores que plantámos. De qualquer modo, aqui vai uma ajuda:

Azereiro: http://faginea.org/azereiro/index.html

Sobreiro: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/cortica/Osobreiro.htm

Carvalho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carvalho

Magnólia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Magn%C3%B3lia

Oliveira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliveira

sexta-feira, 20 de março de 2009

SER FELIZ

Ser feliz é acordar
Sentir o Sol a beijar…
Cantar e cantarolar,
Como um sonho a andar!

Ser feliz é ter uma escola
Onde podemos brincar,
Aprender com a professora
E também estudar!

Ser feliz é sentar à mesa
E ter pão para comer.
Também água para beber,
E saber agradecer!

Ser feliz é ter amigos
Com quem podemos brincar,
Durante todo o dia,
Sem um minuto parar!

Ser feliz é ter uma casa
Onde podemos viver
Com alegria e Paz,
Sossego e prazer!

Ser feliz é ir deitar
Com muita alegria
Pôr os sonhos a bailar
À espera de um novo dia!

Ser feliz é ter pais
Que nos sabem ajudar,
Às vezes brincar
E, também amar!

Daniela - 4ºD

A NATUREZA

O Universo foi criado
De uma grande explosão
E daí apareceram Sol, Lua e Terra
E muita imaginação.

A Terra é redonda
O Sol e Lua também
E fazem todos parte
Da natureza mãe.

A Natureza é linda
Tem muita riqueza
Nas suas belas montanhas
Nascem flores verdes e árvores castanhas.

No mar andam os peixes
Na terra os animais
No ar andam as aves
E todos são seres vivos iguais.

Autor: Gonçalo 2º F

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ainda se preocupam connosco?...

Por mais pequeninos que sejamos, por mais que não entendamos a linguagem de alguns adultos nem mesmo dos políticos, sabemos bem o quanto o nosso planeta está doente. E por vários motivos. E sofre. E nós também.
Já não temos estações como dantes, pois o Verão já não sabe a Verão e o Inverno a Inverno; alguns países menos obedientes não respeitam a quantidade de poluição que lhes foi atribuída, prejudicando gravemente a respiração do mundo numa altura em que o seu pulmão já respira com dificuldade.
Mas ainda há pessoas boas, pessoas que lutam pela substituição do falhado Tratado de Kyoto e vão fazê-lo através de um apagão que se espalhará por todo o mundo, incluindo emblemáticos monumentos como a Torre Eiffel, em Paris e Acrópolis, em Atenas. Nós já falámos com os nossos pais e vamos participar.
Como alunos do 4.ºano, temos obtido um amplo conhecimento das realidades do nosso planeta e, depois de vários debates, chegámos à conclusão que a ganância de alguns é a ruína de muitos. Nós explicamos: O Pedro da nossa turma contou que o pai lhe explicara que tinham inventado um monte de dinheiro de mentira, que não existia mesmo, e deram para um pessoal que começou a comprar coisas e não conseguiu pagar, daí que quem emprestou esse dinheiro falso ficou sem ele, porque tinha dito para as outras pessoas que o dinheiro era de verdade. O pai disse que a partir de agora é que ninguém mais vai poder dizer essas mentiras, porque os presidentes que emprestarem o dinheiro vão agora ficar de olho. Tal e qual como quando ficamos de castigo.
A sociedade em que vamos vivendo parece estar num verdadeiro desequilíbrio. Mas não se pode esquecer de que foi ela, ao longo dos milénios, o seu autor. Desde as cavernas até à actualidade, todos têm de assumir as responsabilidades e a ninguém é permitido assobiar para o ar.
Caro leitor, temos 9/10 anos apenas, mas estamos prontos a adquirir forças para plantar uma árvore e aprender valores que permitam uma melhor distribuição da riqueza, sem nunca prejudicar o outro...


Os Alunos do 4º F

(Enviado para o Jornal “O METRO” e o “DESTAK”)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Semana da Poesia – 16 a 20 de Março

2.ªFeira: Escrita de poemas nos painéis colocados nas entradas.

3.ª Feira: Autógrafos e palestra pelo autor : Bruno Santos.

A quem comprar o livro “ A lesma constipada” (5,00 €) , o autor vai autografá-lo.


4ª Feira: Apresentação da peça de teatro pelos alunos do 4.ºD.

5ª Feira: Trabalho com a autora Olga Barbosa (surpresa).

Entrega dos poemas para o concurso – 1 por turma.

6ª Feira: Teatro pelos alunos do 4ºD.
**** Entrega dos diplomas aos premiados. ****

segunda-feira, 9 de março de 2009

Visita ao Centro Hípico

A mãe de uma das minhas colegas, sugeriu e planeou uma visita a um local onde todos estavam desejosos de ir. Iamos todos andar em póneis e cavalos.
Aconteceu no dia 3 de Março de 2009. A turma do 3.º C foi de camioneta até Canelas. Quando chagámos ao Centro de Hipismo, fomos todos ver os póneis e estivemos a dar rodelas de cenoura aos cavalos.
A mãe da Isabel fez gosto em nos oferecer um lanche e, de seguida, fomos todos montar os póneis, três a três.
Os póneis em que andámos chamavam-se: Porta-Chaves, Caramelo e Pipoca. Eram todos muito giros e fofinhos.
Uns meninos andaram no Pipocas, outros no Porta-Chaves e ainda houve quem andasse no Caramelo. No fim de um longo passeio até à praia pelo campo de obstáculos, todos experimentaram fazer volteio a trote no picadeiro.
No final da visita, levámos os póneis para eles descansarem e regressámos à escola.
Foi uma visita fantástica!
Inês, Francisca, Isabel e Beatriz

segunda-feira, 2 de março de 2009

Escrevendo...


Enquanto preparam a “Semana da Poesia”, os alunos da escola vão conhecendo autores, desvendando livros e pesquisando vários tipos de poesia.
E é durante este processo que descobrem os haikus - pequenos poemas com 3 versos relativamente curtos, sem rima, em que cada um pode falar dos sentimentos que o invadem ao observar, com mais atenção, tudo o que faz parte da Natureza: as plantas, os animais, o mar, o vento, o ar, o fogo…
Os alunos do 4.º D acharam imensa piada ao nome oriental dado a estes poemas e até os apelidaram de “pensamentos poéticos”.
Para além de os escreverem, também os ilustraram e compuseram um painel interessante e em que cada haiku aparece em forma de gota de água que se desprende das nuvens no céu.